domingo, 3 de março de 2013

Centenário da Vó Dina (3/12/1912 - 3/12/2012)




“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Esta frase do Gonzaguinha conceitua bem a minha Vó Dina. Poucos viveram quanto ela e ninguém, pelo menos dos que tive oportunidade de conhecer, viveu com tanta intensidade, muito menos com tanta felicidade.
É quase impossível de se imaginar o que é completar 100 anos. Essa é uma dádiva para poucos, afinal o próprio Cristo, foi quem disse: “muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” E você, hem vó, é uma das escolhidas.
Como o Senhor foi generoso com você, mas muito mais generoso ainda conosco, que pudemos compartilhar esta dádiva. Pois, muito mais que matriarca, você é exemplo. É um modelo que quiçá cada um de nós, seus descendentes pudesse copiar. Mas, assim como a longevidade, o seu exemplo de amor, alegria, lucidez, bondade é para poucos.
Ao homenageá-la pelo seu 100° aniversário, na verdade, estamos homenageando a vida, pois você vó, e sua existência toda, são um canto de louvor a vida. E ela, a vida, sabe ser generosa com aqueles que a amam e a valorizam, que justificam o existir.
Há cinco anos eu então com 39, esta jovem senhora com 95; fui visitá-la, quando ela regressava de uma cirurgia. Num dado momento da conversa como uma criança maravilhada diante de um brinquedo novo, a vó me disse:  “Graças a Deus, eu só tenho retorno daqui a 5 anos!”
Essa foi a maior lição que alguém pode me dar. Eu, um velho homem, cansado, desiludido e desesperançado, pensei: “Ai está uma pessoa para quem a vida deve conceder muitos dos seus anos”. A noticia ruim né vó, é que a senhora teve que retornar ao médico.”
Eu creio que depois deste relato, não é preciso dizer mais nada sobre alguém que ama a vida e faz dela um exercício constante de louvor!
Parabéns Vó pelo seu centenário. Nós e a vida lhe agradecemos.
Assim como agradecemos ao Reverendíssimo Padre Frei Júlio César Borges do Amaral, que esteve presente em três dos grandes momentos de nossa família: as Bodas de Ouro da Vó com o saudoso Vô Chico, o aniversário de 90 anos da Vó e agora no seu centenário.
Ao coral nas pessoas do Sr. Zezinho, Sr. Luiz e Sras. Aparecida e Auxiliadora.
E a todos vocês que irmanados conosco louvam ao Senhor pela dádiva de conviver com Geralda Madureira da Silva, a D. Dina. Obrigado!

Francisco Ferreira

francisco.ferreira68@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário