segunda-feira, 9 de julho de 2012

II Concurso de Poesias Autores S/A (Apresentação)


              

               O II Concurso de Poesias Autores S/A, do blog de mesmo nome, foi e está sendo um grande sucesso. Trata-se de um desafio entre poetas de todo o Brasil e alguns do exterior e a configuração desta edição é a seguinte:

                *  I Fase Classificatória:

Foram 502 inscritos (dentre estes muitos poetas de renome nacional, com várias obras publicadas e “Figurinhas Carimbadas” das listas de vencedores e classificados na maioria dos concursos literários em nível nacional e internacional, nos últimos anos). Depois de um árduo trabalho da Comissão Julgadora apurou-se os 90 nomes que avançariam para a II Fase;

                *  II Fase Classificatória:

Desses “Noventa Notáveis” apenas 1 desistiu de enviar o seu trabalho e dos 89 restantes (que a partir desta fase têm os seus poemas publicados no blog do concurso para os comentários e a avaliação também dos leitores). Após a consideração dos julgadores, foram definidos os 30 poetas que se classificaram para a III Fase;

                *  III Fase Classificatória:

Nos mesmos moldes da fase anterior, com apenas uma diferença: as notas obtidas nesta rodada já valeriam para o ranking da Fase Final; forma apontados os 12 nomes para o Desafio Semanal (em que durante as 7 semanas posteriores, obedecendo a temáticas e formas pré-definidas, disputarão as melhores notas dos jurados até se consagrar o(a) grande vencedor(a)).

Na I Fase Classificatória tema, forma e número de versos foram totalmente livres – além de não se exigir ineditismo -; na II Fase foram apresentados 9 temas diferentes para a livre escolha dos concorrentes, devendo-se observar o número máximo de 16 versos, com forma livre  e na III Fase, o tema foi “O Fim do Mundo”; com liberdade de forma e número de versos. Nas 2 últimas fases além da Fase Final, o ineditismo é condição fundamental!

Para a minha felicidade ultrapassei as 3 primeiras fases e sou um dos 12 concorrentes da Fase Final. Os poemas com que participei até agora foram:

*Cotidiano (I Fase);
*Mineralma (II Fase – O tema que escolhi foi: A Imortalidade da Alma);
*Levemente (II Fase).

O link para quem quiser conferir as primeiras fases e acompanhar o restante do certame é:


Francisco Ferreira

francisco.ferreira68@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário