domingo, 10 de junho de 2012

2º Lugar (I Concurso Língu'Afiada de Poesias) V Rodada


Tapera(Santo Antônio do Norte): a minha grande paixão!
V Rodada:

Tema: Homenagem a um Lugar

Poema: Tapera Imaginária: Impalpável Poeira dos Sonhos

Ruazinha única, intangível
Espreguiçando braços norte/sul
De impossível casario abstrato
O aço e concreto de meus novos pés
Não pisam mais!

O teu cheiro característico
De mil dálias e tachos fumegantes
Cicatrizou-se sobre a fumaça
Das fábricas.  Lembranças corrompidas.

O vespertino balé dos burricos
No ritual de exorcizar fantasmas
De cangalhas e chibatas
Inviabilizava o trânsito. Saiu de cartaz...

De localização inexata
Pois que a norte do sonho
Além da curva do imaginário,
Retorno não há!

Sem correspondente para o teu nome,
No meu neo-dialeto urbano,
Razão porque rebatizo-te: SAUDADE!

***

Notas e Comentários:

Felipe Neto Viana
Beleza de poema. Turrinha confirma sua regularidade no certame, mantendo o nível acima da média. O verso de arremate é de arrematar qualquer crítica. Imagens bem forjadas. Seu maior concorrente no certame é o Erato Poeta: ambos lutam para arrancar a coroa do monarca Andrade. A partir de agora se um dos dois vacilar vai engolir poeira e vai virar súdito. Não é sua vez de virar súdita, Turrinha. Você quer vencer e pode. 

Nota: 9,5

Marcelo Asth

Poema sinestésico, de complexidade emotiva. Construção afinadíssima, palavras bem escolhidas. Aqui vem o que há de distinto nos dois tempos que se comparam. Sabendo que a localização é inexata e que não há retorno, senão no imaginário, a poeta rebatiza o lugar de Saudade – ótima solução poética.

Nota: 9,5

Camila Furtado

Ler seu poema é como ter em mãos uma fotografia antiga de um bairro querido. Provoca um misto de alegria e vazio. É um tipo de saudade das mais doloridas, daquilo que sabemos que nunca voltará a ser minimamente parecido com o que lembramos. Muito bom!

Nota: 9,5

Média: 9,5

Stella Monteiro: 4

Izaura Carolina: 5

Renata Buzak: 4

Maria de Lourdes Almeida: 2

Total: 53

Colocação na Rodada: 2º Lugar

Vitória mais do que justa de Erato Poeta, mas o Bené ficar na frente da Turrinha é estranho. A senhora Maria de Lourdes Almeida está muito aquém dos demais jurados, acho que ela deveria vir aqui explicar suas notas. Parabéns poetas e organização.
Alô Galera, Embora o pseudônimo (Turrinha) possa passar a impressão feminina, sou homem e como estou copiando, na íntegra, os comentários para postar em blogs e redes sociais ao final do concurso; peço que ao comentarem chamem-me de "o poeta"! Valeu? Anônimo, agradeço seu comentário! Mas, cabeça de jurado é assim mesmo! De qualquer maneira, continuo na disputa! Parabéns ao Erato e demais concorrentes pela brilhante rodada! Sucesso e boas escritas a todos!
Discordo totalmente. O poeta Bené estar à frente de Turrinha nessa rodada não é estranho coisíssima nenhuma, fez por merecer sim o segundo lugar pela ótima composição poética digna até de ser musicada. Como fez por merecer o poeta Erato que, logo de cara, quando li o seu poema, eu tinha certeza que ia ser o cara, o campeão dessa rodada. E dito e feito. Mas que merecida a colocação de cada um nesse certame. Ao Dante, ficam os parabéns.
***
Link:

Francisco Ferreira

2 comentários:

  1. Poetar, poemar, Taperar, Itabirar, ar, respirar.
    Drumonejar é pra quem já pisou nas terras
    de uma Tapera descrita por Saint Hilaire, de ervas medicinais, de Semana Santa secular e nem mais um retrato na parede, és agora Saudade.
    Petrus, Viva Santo Antonio protetor dos poetas e das Taperas e também de terra afim
    feita de aço, trafego e crime pesado.
    Ainda consegues poetar na sua nova betim.

    Um abraço do irmão Salabim

    ResponderExcluir
  2. Irmão,

    Carregar consigo o poeta, mesmo que os horizontes não sejam mais tão atraentes quanto a vista da Ferrugem ou do São José; não pisando mais o largo do Rosário ou da Matriz de Santo Antônio; não banhando-se mais mais nas águas do Sossego ou do Santo Antônio e nem tendo mais a companhia do Velho Sala... este é o ofício do poeta. Pelo menos, deste poeta-menor!

    Abração e "gradecido" pelo seu comentário que enriqueceu o meu poema (um dos que mais gostei de ter feito, ao longo do concurso! Só quem conhece a "Capital" e um dia conheceu Conceição, é capaz de entender de onde pode vir tanto amor).

    ResponderExcluir