sexta-feira, 23 de março de 2012

XXXV Concurso Internacional - Edições AG - 5º Lugar



Imagem: bloguices--minhas.blog...

Conselho

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
O mundo é mau, o dinheiro, escasso;
a vida cobra bastante daqueles que crescem!
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.
O suficiente para ajudares a mamãe
cuidares dos teus irmãozinhos,
escolheres tuas próprias roupas
fazeres a primeira comunhão...

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
Senão vem o primeiro amor
e te rouba do papai.
Amar é complicado. Vais ver!
Com ele vêm as decepções, lágrimas
e a vontade de se trancar no quarto.
“_ Para sempre!”
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.
O suficiente para aprenderes a dançar,
usar salto – ainda que pequenininho –
andares de bicicleta
usares teu primeiro soutien.

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
Crescida quererás sair sozinha
e preocuparás aos teus pais.
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.
O suficiente para receberes flores, cartas e poemas,
viveres tua primeira paixão,
fazer dieta:
“_Meu Deus, estou enorme!”
Passar horas frente ao espelho,
pensares tuas espinhas.

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
Senão te pegarão em provas bimestrais
e perderás o precioso tempo de brincar.
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.
O suficiente para chegares ao segundo grau,
prepares-te para o vestibular,
escolher carreira, trabalhar...
_ Oh, Deus! Pensares até em te casar!

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
Senão te exigirão sempre mais em teu trabalho
e te sentirás tentada a abandonar tudo.
“_Colocar o pé na estrada!”
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.
O suficiente par comprares tua casa,
viveres independente, te casares,
e enfim, encheres, com netos, de alegria
a casa dos teus pais...

Minha filha, não te apressa em crescer.
Antes, cresce bem devagarzinho,
um bocadinho só de cada vez.
Anda. Não sejas precoce,
cresce só um bocadinho.

Francisco Ferreira




















Nenhum comentário:

Postar um comentário